Você precisará se ausentar de casa por algumas horas ou dias?
Aprenda como o leite materno pode ser armazenado com segurança e possa ser ofertado para o seu bebê, mesmo quando você não estiver presente.
Lave bem as mãos com água e sabão antes de começar a ordenha do leite materno.
Escolha um recipiente limpo e seguro para armazenar o leite. Os recipientes mais recomendados são sacos de armazenamento de leite materno, frascos de vidro com tampa de plástico que possam ser fechados hermeticamente e que possuam graduações para medição.

Antes de encher o recipiente, verifique se ele está limpo e seco.
Use uma bomba de leite materno para extrair o leite ou retire-o manualmente usando técnicas de extração de leite.

Quando encher o recipiente, deixe cerca de 2,5 cm de espaço vazio na parte superior para permitir a expansão do leite durante o congelamento.
Anote a data em que o leite foi extraído e o volume de leite no recipiente.
Armazene o leite materno imediatamente na geladeira ou no freezer. O leite pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas e no freezer por até 15 meses.
Se você estiver armazenando vários recipientes, empilhe-os com o mais antigo na parte inferior e o mais recente na parte superior.
Como ofertar ao bebê
Descongele o leite materno na geladeira ou em água morna. Nunca descongele o leite no micro-ondas ou em água fervente, pois isso pode destruir os nutrientes do leite.
Teste a temperatura do leite materno colocando algumas gotas no interior do pulso. Ele deve estar morno, mas não quente.
Ofereça o leite materno ao bebê em um copo, xícara, colher ou seringa.
É importante lembrar que, caso o bebê não tome todo o leite que foi descongelado, a sobra deverá ser descartada.

A adaptação do bebê a novas formas de oferta do leite materno pode levar algum tempo e requer paciência e calma por parte do cuidador.
Por isso, é recomendado que a oferta do leite materno seja feita quando o bebê estiver calmo e confortável, e não muito cansado ou com muita fome. Deixe-o explorar o copinho/colher para que a adaptação seja facilitada.
O leite materno é o melhor alimento para o bebê e se houver dúvidas ou preocupações, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde.