28/11/2022 às 21:33 Nascimentos

Dor da contração: tudo o que você precisa saber sobre as "ondas" do trabalho de parto

98
2min de leitura

Vai ter bebê nos próximos dias ou meses e está com dúvidas de como é a dor do trabalho de parto?

O TP é um processo natural e fisiológico e cada mulher viverá essa experiência de uma forma diferente e individual.

Confira no post como as contrações se apresentam desde a gravidez até o parto.

O trabalho de parto para cada mulher é diferente. Pois é um processo individual em que diversos fatores podem influenciar na experiência. No entanto temos alguns padrões em comum.

Em primeiro lugar precisamos saber que o trabalho de parto é um processo natural e fisiológico.

Doula Halleyane fazendo movimentos de alívio da dor com rebozo no quadril de Haymara em trabalho de parto. (Foto: Meu Rebento)

Segundo pensar que as contrações são aliadas, e não inimigas. Elas ocorrem quando o útero está se contraindo. E elas podem ocorrer em alguns estágios da gravidez.

A primeira contração que a mulher pode apresentar (ou não) é a Contração de Braxton Hicks, ou também conhecida como contrações de treinamento. Elas são curtas e sem dor. Elas podem ocorrer durante toda a gestação. Sabe aquele momento que a barriga fica dura do nada? São contrações de treinamento. Se a gestante mudar de posição ela passa e a frequência é irregular...

Outra contração comum que a mulher pode viver são as dos pródomos. O início do trabalho de parto. Aqui temos exemplos como contração de 50/45 segundos a cada 10, 15, 25 minutos. Ou seja: Frequência e duração irregular. É comum a mulher sentir cólicas. Os pródomos podem durar semanas ou dias, até engrenar no trabalho de parto...

Dandara em trabalho de parto para receber Joaquim. (Foto: Meu Rebento)

As contrações efetivas de trabalho de parto são caracterizadas por frequência e duração regulares. Ou seja: o útero se contrai a cada 3 minutos com duração de 60 segundos, por exemplo. Com contrações ritmadas, a mulher entra em trabalho de parto. E para tornar a experiência positiva alguns métodos são recomendados.

O primeiro são métodos não farmacológicos para aliviar a dor como banho quente, massagens, posições verticalizadas. Relaxar entre uma contração e outra. Além de uma doula ao seu lado.

Guilherme e Aimée na chegada da Magali. (Foto: Meu Rebento)

Um mantra utilizado por mulheres que já passaram pelo trabalho de parto e que pode te ajudar nesse processo é pensar que cada contração é uma "onda" que te levará para mais perto do encontro com seu bebê!

Fotos: Meu Rebento

Texto: Mayrlla Motta

28 Nov 2022

Dor da contração: tudo o que você precisa saber sobre as "ondas" do trabalho de parto

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

contração manaus parto

Quem viu também curtiu

13 de Jan de 2023

#MeuRebentoIndica: Saiba como ir ao cinema com bebês, em Manaus

14 de Abr de 2023

Dia das Mães: por que é importante ter registros fotográficos desse momento especial

28 de Nov de 2022

5 motivos para fazer o ensaio gestante com seu pet

Estamos ON! Clique aqui.
Logo do Whatsapp