Vai ter bebê nos próximos dias ou meses e está com dúvidas de como é a dor do trabalho de parto?
O TP é um processo natural e fisiológico e cada mulher viverá essa experiência de uma forma diferente e individual.
Confira no post como as contrações se apresentam desde a gravidez até o parto.
O trabalho de parto para cada mulher é diferente. Pois é um processo individual em que diversos fatores podem influenciar na experiência. No entanto temos alguns padrões em comum.
Em primeiro lugar precisamos saber que o trabalho de parto é um processo natural e fisiológico.

Segundo pensar que as contrações são aliadas, e não inimigas. Elas ocorrem quando o útero está se contraindo. E elas podem ocorrer em alguns estágios da gravidez.
A primeira contração que a mulher pode apresentar (ou não) é a Contração de Braxton Hicks, ou também conhecida como contrações de treinamento. Elas são curtas e sem dor. Elas podem ocorrer durante toda a gestação. Sabe aquele momento que a barriga fica dura do nada? São contrações de treinamento. Se a gestante mudar de posição ela passa e a frequência é irregular...
Outra contração comum que a mulher pode viver são as dos pródomos. O início do trabalho de parto. Aqui temos exemplos como contração de 50/45 segundos a cada 10, 15, 25 minutos. Ou seja: Frequência e duração irregular. É comum a mulher sentir cólicas. Os pródomos podem durar semanas ou dias, até engrenar no trabalho de parto...

As contrações efetivas de trabalho de parto são caracterizadas por frequência e duração regulares. Ou seja: o útero se contrai a cada 3 minutos com duração de 60 segundos, por exemplo. Com contrações ritmadas, a mulher entra em trabalho de parto. E para tornar a experiência positiva alguns métodos são recomendados.
O primeiro são métodos não farmacológicos para aliviar a dor como banho quente, massagens, posições verticalizadas. Relaxar entre uma contração e outra. Além de uma doula ao seu lado.

Um mantra utilizado por mulheres que já passaram pelo trabalho de parto e que pode te ajudar nesse processo é pensar que cada contração é uma "onda" que te levará para mais perto do encontro com seu bebê!
Fotos: Meu Rebento
Texto: Mayrlla Motta