O plano de parto é um documento elaborado pela gestante sobre suas preferências, desejos e expectativas com relação ao parto e ao nascimento, incluindo alguns procedimentos dos profissionais.
Você já sabia sobre a importância do plano de parto?
🗣Esse documento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é um excelente exercício para a mulher fazer durante todo o pré-natal, pois propicia reflexão e compreensão sobre o tipo de parto que prefere, além dos cuidados com o recém-nascido.

Normalmente, a gestante pode definir sobre:
- os acompanhantes que deseja que estejam presentes;
- as condições do ambiente em que será realizado o parto, como iluminação, música, realização de fotos ou vídeos, entre outros;
- os métodos para alívio da dor;
- o tipo de alimentação ou bebidas que vai ingerir;
- a posição de expulsão do bebê;
- quem corta o cordão umbilical, entre outras preferências.
A gestante pode elaborar o plano durante todo o pré-natal, tendo tempo para esclarecer dúvidas, dialogar com os profissionais e ouvir a experiência de outras mulheres.
Uma vez elaborado, ele deve ser impresso e entregue à equipe perinatal da maternidade de referência.
Um dos maiores benefícios do plano de parto é propiciar à mulher reflexão e compreensão sobre o tipo de parto que prefere.
É um exercício que ajudará a mulher a definir o que é importante para ela e o bebê. Detalhes fazem a diferença nessa experiência transformadora de trazer uma nova vida ao mundo.

⚠️ É importante lembrar que no AM temos a Lei da Doula que regulamenta a entrada da doula nos hospitais e maternidades (Lei Nº 4072 DE 04/08/2014).
✅Já em todo o território nacional temos a Lei do acompanhante (Lei Federal 11.108/2005), que inclusive não deve ser violada mesmo diante de uma epidemia como a que ainda estamos vivendo.
🔥Faça o seu plano de parto para viver essa experiência transformadora que é trazer uma nova vida ao mundo!
Fotos: Meu Rebento / Anne Lucy
Texto: Mayrlla Motta
Referências: SAÚDE DA MULHER NA GESTAÇÃO, PARTO E PUERPÉRIO (Ministério da Saúde)